Projeto Integra discute ações para 2024 e aponta novidades para o futuro
A reunião da Comissão Organizadora do Projeto Integra, realizada no dia 16 de janeiro, na sede do Sindicato dos Psicólogos de São Paulo discutiu um horizonte de atividades para os próximos meses. Em um cenário dinâmico e repleto de expectativas, foram delineadas as ações onde a ciência e a participação social se entrelaçam para impulsionar avanços significativos na saúde brasileira.
O encontro, que reuniu representantes das instituições parceiras, foi estrategicamente desenhado para planejar o futuro do projeto. É apenas o começo de um ano que promete ser marcado por inovação, colaboração e impacto positivo.
A reunião dirigida pela Coordenadora Geral do Instituto ENFar, Silvana Nair Leite, contou com a presença de pessoas importantes na condução do Projeto Integra, incluindo Fernanda Magano (Representante da Mesa Diretora do CNS), Jorge Costa (Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde – VPPIS da Fiocruz), Jorge Bermudez (Pesquisador da Fiocruz), Silvânia Locovino Dantas (VPPIS da Fiocruz), Gustavo Cabral (Secretário Executivo Adjunto do Conselho Nacional de Saúde – CNS), Fábio Basilio (Presidente da Fenafar), Alex Motta (Coordenador da CIVS/CNS), Débora Melecchi (Coordenadora da CICTAF/CNS), e Ronald Ferreira dos Santos (Coordenador de Articulação da Participação Social, da Secretaria de Participação Social da Secretaria Geral da Presidência da República). Além da comissão organizadora, também participaram da reunião a coordenação executiva e assessoria do projeto Integra
Veja os principais tópicos discutidos:
- Participação na 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação:
A comissão enfatizou a importância da presença do Projeto Integra na 5ª CNCTI, programada para junho de 2024. Foi definida a realização de uma Conferência Livre englobando o tema da 5ª CNCTI. Aprovou-se uma programação preliminar com participação de autoridades e lideranças nacionais, refletindo o compromisso com a ciência, tecnologia e inovação na saúde.
- Audiências Públicas:
Serão realizadas novas audiências públicas em diversos estados, divulgando os debates e propostas aprovadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde. Os eventos foram estrategicamente distribuídos em diferentes estados, Acre, Alagoas, Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro,
- Eventos Nacionais e Atividades Estratégicas:
O Projeto Integra marcará presença em eventos nacionais e atividades estratégicas, apresentando trabalhos científicos e cumprindo objetivos específicos.: O seminário do DAF, o Congresso Internacional da Rede Unida e a Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e o Congresso Brasileiro de Epidemiologia são alguns dos destinos previstos.
- Meta 02 do Projeto Básico:
Uma análise documental profunda das atas dos Conselhos Estaduais de Saúde e relatórios de conferências será realizada para entender as demandas sociais sobre Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde.
- Integra Podcast (3ª Temporada):
A terceira temporada será dedicada aos 20 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF). Episódios abordarão temas cruciais, como assistência farmacêutica em emergências sanitárias, saúde única, 5ª CNCVTI e os direitos do usuário nas diabetes, envolvendo participação de especialistas renomados.
#ProjetoIntegra #SaúdeBrasileira #CiênciaETecnologia #ParticipaçãoSocial #ENFar