A Conferência Livre de Acesso a Medicamentos em Defesa da Vida foi realizada no dia 18 de abril de 2023 na Câmara dos Deputados. Foi promovida pelo Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENFar), pela Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica, como etapa preparatória para a 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS).
Nas mesas de debate “Desenvolvimento, saúde e acesso a medicamentos: estratégias para o futuro” e “Acesso a medicamentos como parte fundamental no processo de cuidado da população” os debatedores e debatedoras apontaram estratégias para a retomada e fortalecimento da produção local de IFA e de medicamentos estratégicos para o SUS e a importância do acesso aos medicamentos no SUS estar vinculado ao serviço farmacêutico que promova o cuidado e a vigilância em saúde, buscando a melhoria dos resultados de saúde da população.
Os 374 participantes da Conferência Livre, sendo 256 participantes on-line e 118 participantes presenciais, interagiram com os debatedores nas mesas de debate por meio do chat do YouTube.
Na Conferência também foi lançado o livro “Políticas Públicas Integradas para Fortalecer o SUS – Um projeto nacional e participativo de desenvolvimento social”, uma produção do Projeto Integra, resultado dos debates em torno do 9° Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica realizado em setembro de 2022 no Rio de Janeiro na Fiocruz.