O Projeto INTEGRA surge da necessidade de mobilizar a população para o enfrentamento das críticas condições sanitárias, sociais e políticas vividas neste período e no futuro próximo.
O INTEGRA é um projeto de Formação de Lideranças e mobilização social, promovido pelo Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENFar), pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde – SECTICS e conta com o apoio da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
– Promover estratégias para a integração de políticas e práticas de Vigilância em Saúde, de Assistência Farmacêutica, e de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no âmbito da gestão participativa e dos movimentos sociais.
– Criar e fortalecer uma rede intersetorial e integrada de lideranças capazes de atuar colaborativamente para a defesa do desenvolvimento da ciência, das políticas públicas, da soberania nacional e do controle social da saúde.
Conselheiros de saúde, integrantes dos movimentos sociais e das entidades da sociedade civil organizada, profissionais e gestores da saúde, professores, pesquisadores e estudantes, interessados em atuar no cenário político e social através da integração das políticas de saúde.
Saiba mais sobre a concepção teórica do Projeto Integra e suas etapas no artigo “Projeto Integra: fortalecimento da participação social na agenda das políticas, serviços e tecnologias em saúde” publicado na Revista Ciência & Saúde Coletiva.
Bem-vindo (a/e) à seção de fotos do Projeto Integra! Aqui você encontrará uma coleção cuidadosamente selecionada de imagens que capturam a essência das atividades que realizamos.
Explore nossa galeria de fotos para conhecer de perto as diferentes iniciativas do Projeto Integra, conferências, encontros, formação entre outros.
A Conferência Livre de Acesso a Medicamentos em Defesa da Vida foi realizada no dia 18 de abril de 2023 na Câmara dos Deputados. Foi promovida pelo Instituto ENFar, Fenafar, Fiocruz e Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica, como etapa preparatória para a 17ª Conferência Nacional de Saúde.
Nas mesas de debate “Desenvolvimento, saúde e acesso a medicamentos: estratégias para o futuro” e “Acesso a medicamentos como parte fundamental no processo de cuidado da população” os debatedores e debatedoras apontaram estratégias para a retomada e fortalecimento da produção local de IFA e de medicamentos estratégicos para o SUS e a importância do acesso aos medicamentos no SUS estar vinculado ao serviço farmacêutico que promova o cuidado e a vigilância em saúde, buscando a melhoria dos resultados de saúde da população. Foram definidos diretrizes e propostas sobre a temática e foram eleitos três delegados para a 17ª Conferência Nacional de Saúde.
Durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília, de 2 a 5 de julho, uma atividade autogestionada com o tema “Acesso a Medicamentos e Novas Tecnologias” organizada pelo Projeto Integra, reuniu especialistas e participantes para discutir o tema de forma abrangente, promovendo um debate enriquecedor.
A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI) ocorrerá de 04 a 06 de junho de 2024, conforme estabelecido pelo Decreto Presidencial nº 11.596, de 12 de julho de 2023 e pela Portaria MCTI Nº 7.378, de 25 de agosto de 2023. A Conferência assume o papel de ponto central para reunir esforços visando à reconstrução e transformação do país, um compromisso central do atual governo federal.
O Projeto Integra (Integração das Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, Vigilância em Saúde e Assistência Farmacêutica) organizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e pelo Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENFar), com o apoio da OPAS/Brasil e da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), através da Comissão Organizadora, convocou a Conferência Livre, com o tema: “Ciência, Tecnologia e Inovação, Participação Social e Saúde” preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
As audiências públicas têm por objetivo debater com a sociedade e o parlamento o acesso a medicamentos como elemento fundamental do direito à saúde e estratégias para o futuro; identificar as necessidades locais apontadas nas conferências municipais e estaduais de saúde e na Conferência Nacional de Saúde; e mobilizar os atores e as instituições regionais, além de qualificar a participação do controle social nas Conferências de Saúde. Objetivam, também, o fortalecimento e a defesa intransigente do Sistema Único de Saúde como política pública de resgate da cidadania e do direito social à saúde, neste momento de reconstrução das políticas públicas em nosso País.
Até o momento já foram realizadas audiências públicas em:
A Carta do 9º Simpósio é um documento norteador para as próximas fases do Projeto Integra, e apresentou elementos para o debate na 17ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em Brasília, realizada em julho de 2023.
Foram realizados Encontros Regionais entre abril e julho de 2022 nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Rio Branco (AC), São Luís (MA), Florianópolis (SC) e Goiânia (GO).
Em cada encontro, a dinâmica dos grupos de trabalho contemplou o debate dos problemas enfrentados na saúde a partir das vivências dos territórios e a apresentação de propostas concretas de políticas públicas de saúde buscando promover, com enfoque na participação social, os três eixos do programa: Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. Os encontros também objetivaram construir uma rede local integrada e intersetorial de lideranças.
O Projeto Integra busca, entre os seus objetivos, criar e fortalecer uma rede intersetorial, integrada, de lideranças capazes de atuar colaborativamente para a defesa do desenvolvimento da ciência, das políticas públicas, da soberania nacional e do controle social da saúde. E é por isso que surgiu o curso de Formação de Lideranças para a Integração das políticas de Vigilância em Saúde, de Assistência Farmacêutica e de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde.
O curso foi ofertado inicialmente em 2021 para cerca de 1.000 participantes de todo o país. Os materiais educacionais proporcionam uma abordagem contextualizada e interdisciplinar dos conteúdos e ajudam a pensar e implementar ações políticas em conjunto.
Atualmente o curso é ofertado no formato autoinstrucional onde o próprio participante organiza o aprendizado. Neste formato, o participante organiza de forma autônoma o seu aprendizado e, ao concluir as atividades, recebe um certificado.
O curso autoinstrucional ocorre através da plataforma virtual efarma.org.br.
Conheça as atividades desenvolvidas pelo Projeto Integra em eventos científicos.
04 a 06 de novembro de 2022
Local: Brasília/DF
6 e 7 de outubro de 2023
Local: São Paulo/SP
20 a 24 de novembro de 2023
Local: João Pessoa – PB