SÃO LUIZ SEDIA DA PNAF MARANHÃO
Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 13, no auditório do Hotel Veleiros, em São Luís, a abertura das oficinas, regional Maranhão, de avaliação dos 10 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica.
O evento é uma promoção da Federação Nacional dos Farmacêuticos – FENAFAR, Escola Nacional dos Farmacêuticos e Sindicato dos Farmacêuticos do Maranhão – SINFARMA.
A Oficina tem como objetivo discutir e avaliar a Política Nacional de Assistência Farmacêutica, no sentido de incrementar melhorias em suas ações no âmbito da prestação de um serviço de saúde mais completo e que atue, de fato, em consonância à Política Nacional de Saúde. Um público estimado em trezentos profissionais da área da saúde, acadêmicos de Farmácia e usuários do SUS, participou do primeiro dia de atividades.
A solenidade contou com a participação de autoridades do segmento farmacêutico, poder público estadual e municipal e sociedade civil organizada, como o Conselho Regional de Farmácia – CRF/MA, Ministério Púbico Estadual – MPMA, Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Secretarias Municipais e Estadual de Saúde, e Conselho Municipal de Saúde.
Para o presidente do SINFARMA, Carlos Todelo, “a discussão é de extrema importância para os novos passos da PNAF. “Queremos reafirmar o espaço do profissional farmacêutico na política de saúde, além de questionar e apontar melhorias para a classe e aos usuários”.
O Diretor Regional da FENAFAR e presidente do Conselho de Farmácia do Estado do Mato Grosso, Alexandre Henrique Magalhães, destacou a mobilização realizada no país, ao logo do ano, para que as oficinas culminem na elaboração de um relatório geral com os anseios da categoria. “A intenção é que todos os Estados por meio das oficinas, elaborem propostas de implementação da PNAF, para que sejam apresentadas na Conferência Nacional de Assistência Farmacêutica, e em seguida, ao Ministério da Saúde para sua efetivação”, contou Magalhães.
As oficinas estão acontecendo simultaneamente em São Luís e Manaus. Na capital maranhense, a programação segue até esta sexta-feira, 14, com os grupos de trabalhos voltados à temática de acesso à saúde e aos medicamentos no âmbito público e privado; recursos humanos no SUS; financiamento e gestão; desenvolvimento científico e tecnológico, entre outros assuntos relacionados às políticas de controle social.
Fonte: SinfarMa