SERGIPE SEDIA ÚLTIMA PNAF
SergiéO Conselho Nacional de Saúde, a Escola Nacional dos Farmacêuticos e a Federação Nacional dos Farmacêuticos percorreram, nos últimos três meses, 14 estados para realizar Oficinas Estaduais de Avaliação dos 10 anos de Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF).
Sergipe foi o 15º e o último estado selecionado a sediar esse encontro que começou na quinta-feira, 27, e encerrou na sexta-feira, 28, no Hotel Aquarius
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi convidada a participar do evento que reúne gestores públicos, estudantes, farmacêuticos, outros profissionais da área de saúde e usuários do SUS.
A representante
da SES no evento, a coordenadora do Núcleo Estadual de Assistência Farmacêutica, Juliana Santos de Oliveira, fez questão de apresentar os avanços do Estado no tema. “O olhar de Sergipe para a Assistência Farmacêutica é um diferencial em relação a outros estados. Isso porque a nossa assistência farmacêutica é integrada às linhas de cuidado, o que facilita a melhoria de atenção ao usuário”, disse.
A coordenadora lembrou que já existe o Serviço de Atenção Farmacêutica disponibilizado para os usuários cadastrados no Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case) e nas Farmácias Populares estaduais, geridas pela Funesa, a fim de otimizar o uso do medicamento e obter melhores resultados no tratamento.
“Sergipe foi um dos primeiros estados do país a regionalizar o acesso à assistência farmacêutica, instalando Farmácias Populares em regionais de saúde com o objetivo de abranger um maior número de usuários. Temos três unidades de Farmácias Populares, com a quarta a ser inaugurada ainda este ano, todas com o olhar diferenciado desse Governo, que entende o usuário como o centro de nossas atividades. Todas elas, que são geridas pelo Estado, além de dispensar o medicamentos, ainda prestam o serviço de cuidado farmacêutico”, destacou Juliana Oliveira ao citar as Farmácias Populares instaladas nos municípios de Nossa Senhora da Glória, Propriá e Estância. A próxima a ser entregue à população fica na cidade de Tobias Barreto.
Juliana Oliveira ressaltou, também, o apoio da SES na implantação dos Núcleos de Apoio ao Programa Saúde da Família (NASFs) em vários municípios sergipanos. “Nós, farmacêuticos, precisamos entender o nosso papel dentro dos Núcleos. O que precisamos fazer enquanto profissional que está fora da farmácia, mas que está atuando em uma unidade e que vai servir de matriciamento para outros profissionais de saúde. O Estado de Sergipe entendeu essa importância e apoia a implantação dos NASFs nos municípios, incentivando que, entre os profissionais de nível superior, fosse priorizada a colocação de um profissional farmacêutico nesses núcleos”, falou.
fonte: agência sergipe de notícias