TRABALHO FARMACÊUTICO: PARA CUIDAR BEM DAS PESSOAS
O tema “Trabalho Farmacêutico: para cuidar bem das pessoas!” foi escolhido para ser o leme de importantes eventos desse ano.
Realizamos nos dias 06 a 09 de agosto de 2015 na cidade de Cuiabá/MT o 7º Simpósio Nacional de Assistência Farmacêutica, juntamente ao 8º Congresso da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) e ao 5º Encontro de Farmacêuticos no Controle Social da Saúde. O tema “Trabalho Farmacêutico: para cuidar bem das pessoas!” foi escolhido, pois não é possível construir uma sociedade mais justa, promover inclusão econômica, social e cidadã – o que implica dar melhores condições de vida para as pessoas, mas também, discutir com a sociedade os problemas da nação – sem ter o trabalho como motor central do desenvolvimento e as pessoas como o elemento dinâmico que precisam ser ao mesmo tempo beneficiárias e protagonistas das políticas.
Já são 7 edições do Simpósio: 1º Simpósio (2006 – Guarulhos/SP), 2º Simpósio (2009 – Salvador/BA, 3º Simpósio (2010 – Belo Horizonte/MG), 4º Simpósio (2011 – Recife/PE), 5º Simpósio (2015 – Florianópolis/SC), 6º Simpósio (2013 – Manaus/AM) e 7º Simpósio (2015 – Cuiabá/MT), espaço consolidado de debates políticos e científicos da categoria farmacêutica.
A Fenafar e a Escola Nacional dos Farmacêuticos consolidam, com a realização destes eventos, um caminhar de 40 anos da nossa Federação. São 40 anos de luta pela afirmação da identidade do farmacêutico como profissional de saúde indispensável para promover as ações que envolvem o medicamento – desde a sua produção até a orientação correta para o usuário sobre o seu uso racional. Essa luta sempre esteve vinculada à concepção da Saúde como direito de todos para a construção de um país menos desigual, mais soberano e desenvolvido.
Destacamos aqui a avaliação da Política Nacional de Assistência Farmacêutica, em 15 oficinas realizadas em todo o país, e os 19 Encontros Estaduais de Farmacêuticos preparatórios para a 15º Conferência Nacional de Saúde, onde mais de 3.000 atores (farmacêuticos e outros representantes do controle social) discutiram as especificidades regionais e elencaram propostas para o fortalecimento e consolidação da assistência farmacêutica e do Sistema Único de Saúde público, gratuito e de qualidade. Importante ressaltar que estes eventos realizados pela Escola e Fenafar, sempre tiveram o apoio do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde.
A produção apresentada nesses anais expressam as diversas áreas de atuação do farmacêutico, seja nos serviços ou na academia, e tem por objetivo divulgar as experiências realizadas nas diversas regiões do nosso país.
PARA ACESSAR OS ANAIS, CLIQUE AQUI.