O 9º Simpósio será realizado no Rio de Janeiro nos dias 15 e 16 de setembro e é uma das atividades do Projeto Integra e uma etapa preparatória para a 17ª Conferência Nacional de Saúde.
O Instituto ENFar organiza desde 2006 o Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica visando contribuir na qualificação dos profissionais de saúde e de atores sociais diversos envolvidos com as políticas de Assistência Farmacêutica, Vigilância em Saúde e Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, como conselheiros de saúde, usuários dos serviços de saúde e gestores.A 1ª edição do Simpósio, então denominado de Simpósio Nacional de Assistência Farmacêutica, foi realizada em 2006 na cidade de Guarulhos/SP, baseada nas deliberações e consecução da 1ª Conferência Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica de 2003 e da Resolução nº 338/2004 que estabeleceu a PNAF
As demais edições assim ocorreram: 2ª edição em 2009 na cidade de Salvador/BA, 3ª edição em 2010 na cidade de Belo Horizonte/BH, 4ª edição em 2011 na cidade de Recife/PE, 5ª edição em 2012 na cidade de Florianópolis/SC, 6ª edição em 2013 na cidade de Manaus/AM e 7ª edição em 2015 na cidade de Cuiabá/MT.
Quando da realização da 16ª Conferência Nacional de Saúde o Intituto ENFar organizou o 8º Simpósio, denominado de Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica (SNCTAF), como forma de contribuir com a formulação de propostas e a mobilização social para a referida Conferência. O Simpósio foi antecedido por 10 Encontros Regionais Preparatórios realizados entre agosto e novembro de 2018. Participaram destes encontros mais de 600 pessoas entre usuários do SUS, gestores, trabalhadores da saúde e pesquisadores.
Em 2022 realizaremos o 9º SNCTAF no Rio de Janeiro nos dias 15 e 16 de setembro, como uma das atividades do Projeto Integra e como etapa preparatória para a 17ª Conferência Nacional de Saúde.
Saiba mais sobre as edições do Simpósio nos cartazes abaixo.
O Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos é formada por todos nós, farmacêuticas e farmacêuticos. Fundada em 27 de novembro de 1998, tem por ideal o reconhecimento do farmacêutico como um profissional de saúde, com capacidade de intervir sobre a realidade social de forma ética, crítica e qualificada cientifica e tecnicamente, com domínio político sobre seu meio.