Audiência Pública no Acre debate Acesso a Medicamentos em Defesa da Vida
No próximo dia 14 de junho, às 9h, o Plenário da Assembleia Legislativa do Acre, em Rio Branco, vai receber mais uma importante Audiência Pública promovida pelo Projeto Integra. Proposta pelo Deputado Adailton Cruz (PSB-AC), a audiência discutirá o “Acesso a Medicamentos em Defesa da Vida”. A atividade conta com a parceria do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Acre (Sindifac), do Conselho Regional de Farmácia do Acre (CRF-AC) e do Conselho Federal de Farmácia (CFF).
O Objetivo É debater estratégias para garantir o acesso a medicamentos de qualidade para toda a população, promovendo assim uma saúde mais inclusiva e eficaz. O evento busca aproximar o controle social e o parlamento, reforçando o compromisso com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) como política pública essencial.
Participe desta audiência pública e ajude a construir um SUS mais forte e inclusivo, garantindo o acesso a medicamentos em defesa da vida.
Durante a audiência pública em Rio Branco, serão apresentados resultados da 17ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em novembro de 2023, e discutidas as qualificações necessárias para a participação local e regional na 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde que acontece nos dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto em Brasília
A presença e contribuição de todos os interessados são essenciais para promover avanços significativos na área da saúde. A audiência é uma oportunidade única para participar de uma discussão fundamental sobre o futuro da saúde pública no Acre e no Brasil, contribuindo com ideias e propostas que possam impactar positivamente as políticas de saúde.
A audiência pública é parte de uma série de eventos promovidos pelo Projeto Integra, uma iniciativa que surgiu em 2021 durante a pandemia, criada pelo Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos, pela Fundação Oswaldo Cruz e pelo Conselho Nacional de Saúde, com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde e da Federação Nacional dos Farmacêuticos. O objetivo é promover a integração de políticas e práticas na vigilância em saúde, assistência farmacêutica, ciência, tecnologia e inovação em saúde.
O Projeto Integra já capacitou mais de 1000 lideranças em todo o Brasil e realizou diversos encontros regionais, além do 9º Simpósio Nacional de Ciência e Tecnologia e Assistência Farmacêutica. Na 17ª Conferência Nacional de Saúde, o projeto organizou atividades preparatórias e uma atividade autogestionada sobre Acesso a Medicamentos e Novas Tecnologias.
Nesta etapa já foram realizadas audiências públicas em Rondônia, Minas Gerais e Alagoas. Na etapa anterior, realizada em 2023, foram 6 atividades, nos estados do Rio Grande do Sul, Goiás, Bahia, Amazonas e São Paulo, e na Câmara municipal de Recife.