PARAÍBA RECEBE ENCONTRO DE FARMACÊUTICOS
Na última sexta-feira, 15, aconteceu em João Pessoa o Encontro dos Farmacêuticos da Paraíba preparatório ao 8ª Congresso da Fenafar e à 15ª Conferência Nacional de Saúde.
Os farmacêuticos se reuniram na sede do Conselho Regional de Farmácia e discutiram os desafios para a valorização da profissão, propostas para garantir a implementação da Lei 13.021, a defesa da saúde pública entre outras.
Para o presidente do Sindicato dos Farmacêuticos da Paraíba, Sérgio Luis Gomes, o evento foi muito importante para a construção de uma política nacional de Saúde. A Fenafar, a Escola Nacional dos Farmacêuticos, o Sindicato dos Farmacêuticos e o Conselho Regional de Farmácia da Paraíba conseguiram agregar conhecimentos sobre as diretivas do SUS, discutir as políticas que foram debatidas durante as oficinas do Política Nacional de Assistência Farmacêutica em 2014 e com evento nos preparamos para entender o que se propõe para a saúde pública de forma direcionada para a Assistência Farmacêutica.
Também foi muito importante a presença de estudantes e profissionais tanto do setor público como privado, entendendo que o SUS é universal e que é fundamental que todos os profissionais pratiquem cidadania.
Entre as propostas que surgiram no encontro estão: “valorizar a carreira única de saúde no SUS, interfederativa, através da cooperação na luta da classe trabalhadora com outras entidades de categorias, para combate efetivo à políticas e práticas que venham a defazar direitos trabalhistas a duras conquistados; qualificação nos serviços farmacêuticos através da organização e operacionalidade das atividades farmacêuticas deste a organização estrutural da Farmácia e disponibilidade dos insumos dentro dos padrões estabelecidos; Cobrando a regulamentação da lei 13.021; reforma política popular e democrática para aprofundar a democracia, respeitando os preitos constitucionais, respeitando os princípios de solidariedade e cidadania, com base nas diretrizes do SUS”, entre outras.
Da redação