Projeto Integra apresenta balanço das atividades no Conselho Nacional de Saúde
A Coordenadora Geral do Instituto Enfar, Silvana Nair Leite participou nesta quarta-feira, (12) da 341ª Reunião Ordinário do Conselho Nacional de Saúde onde expôs todo o conteúdo acumulado pelo Projeto Integra até o momento, após dois anos e meio de atividades.
Além dos resultados das etapas até aqui desenvolvidas, cujo ponto alto foi a realização do 9º Simpósio de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica, em setembro de 2022, na Fiocruz no Rio de Janeiro, Silvana falou sobre as próximas atividades a serem realizadas.
No próximo dia 18 de abril, em Brasília será realizada a Conferência Livre com o tema “Acesso a Medicamentos em Defesa da Vida” que vai ocorrer de forma híbrida, presencialmente em Brasília no Auditório Freitas Nobre no anexo IV da Câmara dos Deputados e de forma remota pelo YouTube do Instituto ENFar. Ainda é possível se inscrever para participar de forma remota.
No mesmo dia e local da Conferência Livre vai acontecer o lançamento do livro “Políticas públicas Integradas para o Fortalecimento do SUS”, uma produção do Projeto Integra, resultado dos debates em torno do 9° Simpósio.
A obra contém 13 textos autorais e inéditos de participantes dos grupos de trabalho do Simpósio que são experts na área e dialogam com uma proposta de formulação e avaliação de políticas públicas, em especial a política de assistência farmacêutica, de ciência e tecnologia e de vigilância em saúde.
Silvana também confirmou a realização de 5 Audiência Públicas nas Assembleias Legislativas de 5 capitais que irão discutir o tema do “Acesso aos medicamentos em defesa da vida”. A primeira delas no próximo dia 26 de abril em Porto Alegre. As demais acontecem em São Paulo, Bahia, Amazonas e Goiás
Também está confirmada a produção de um Podcast que vai apresentar a temática desenvolvida pelo Projeto Integra buscando dar continuidade a essa iniciativa que tem como objetivo a formação de lideranças e a mobilização social em torno das políticas de vigilância em saúde, assistência farmacêutica, e ciência, tecnologia e inovação em saúde.